DICAS E DÚVIDAS FREQUENTES

DICAS E DÚVIDAS PARA INSTALAÇÃO DA PEDRA PORTUGUESA.

ACOMPANHE AS DICAS DESDE O MOMENTO DA ELABORAÇÃO DO SEU PROJETO PARA EVITAR PROBLEMAS NA HORA DA INSTALAÇÃO DO MOSAICO PORTUGUÊS.

Em este inicio de 2.015 estamos trabalhando neste material. Faltam conteúdos fotos ilustrativas e figuras para ilustrar melhor.

Primeiro conheça o profissional da Calçada.

Tome o seu tempo e não despreze as dicas abaixo, já que tempo é dinheiro e neste caso se aplica com todas as letras.

Antes de passarmos a tirar as suas dúvidas em relação a instalação das pedras  sugerimos que leve muito a serio as recomendações abaixo. Isto porque apesar de que o Mosaico Português permite emendas não vale a pena correr o risco de que uma emenda mal realizada possa ficar com a total impressão de um horrível remendo logo na entrada de sua casa. Qualquer reforma que seja preciso realizar tenha certeza de que lhe trará uma enorme dor de cabeça e o resultado nem sempre será do seu agrado. Considere também nesta equação o prejuízo econômico.
Saiba que a grande maioria dos calceteiros,  tem em mente de que conseguem instalar 10 m² de calçada por dia (99% estão convencidos disso), coisa que não é verdade, pois em um único dia eles podem instalar isso ou mais, porém esquecem de que haverá outros dias (até dias inteiros) onde o rendimento cairá muito (até 0,00 m²) em função de outros serviços que exigirá muito tempo.  Este rendimento baixo acontece principalmente nas fases finais de instalação. Leve isto muito em consideração principalmente no caso de ter que fazer acerto de pagamento por ruptura de contrato ou adiantamentos de final de semana.

DICAS PARA INSTALAÇÃO DO MOSAICO PORTUGUÊS.

1.    O que devo considerar quando o meu projeto está sendo elaborado?
Verifique que os canos de aguas pluviais que normalmente são de PVC de 100 mm não acabem sendo instalados de tal maneira que não saiam na rampa destinada à entrada de carros para o ingresso à garagem.
2.    Porque os canos de desague não devem ser instalados por baixo da rampa para entrada de carro?
Enquanto os canos vão descendo paralelos por baixo da rampa, não tem problema algum, o ponto extremadamente crítico se apresenta  quando os canos desembocam no meio fio do inicio da rampa de entrada de carros. Neste ponto os canos e o meio fio terão a mesma altura e desde meio metro antes dos canos chegarem a este local, já estarão muito superficiais. Nesta área não existe possibilidade de instalar pedras normais encima do cano, porque estas ficarão acima da superfície do restante da rampa. Caso pedras sejam instaladas neste local, o mesmo acabará apresentando um calombo, mesmo que pedras sejam cortadas para diminuir a altura das mesmas. Além de a área ficar com uma estética indesejável, ficará uma área muito frágil, porque quando o carro passar por cima do calombo o cano se comportará como uma mola e isto fará com que em  breve tempo muito as pedras do local se soltem, o cano quebre acabe e se iniciará a soltura das pedras.

3.    Caso os canos de desague já tenham sido instalados. O que devo fazer?
Antes de dar inicio à instalação do Mosaico Português, peça para seu encanador que coloque curvas de PCV de tal maneira que a boca dos canos fique afastada do ingresso à rampa.

4.    Caso não seja possível desviar os canos para fora da entrada da rampa?
Deve existir uma maneira de evitar os canos do meio da rampa e instala-los em um dos extremos do meio fio rebaixado isto para evitar o calombo e a área critica a rupturas, instalar luva redutora de PVC de cano de 100 mm para cano de 75 mm e instala-lo pelo menos 0,50 m antes do meio fio,  comprar no ferro velho ou outro lugar um cano de ferro de mais ou menos 0,30 m de comprimento com diâmetro interno 75 mm e uma espessura de parede de mais ou menos 4 cm. E introduzir a boca do cano de PVC de 0,75 dentro do cano de ferro. O calombo poderá aparecer, porém não mais no meio da guia rebaixada, e deixará de ser uma área critica o desprendimento das pedras.
Por isso é importante que acompanhe o seu projeto de hidráulica antes de iniciar a obra.

5.    Qual o momento apropriado para escolha do profissional para instalação do Mosaico                 Português?
Deve iniciar contato com empresas ou instaladores  quando estiver instalando os pisos.
Visite serviços realizados por ele e peça referencias aos proprietários.
Em seu cronograma leve em consideração que em época de chuvas os serviços de instalação de Pedra Portuguesa irão acumulando atraso.

6.    Qual o momento mais apropriado para iniciar a instalação do Mosaico Português?
Depois de ter concluído a instalação das soleiras.

7.    Porque devo iniciar a instalação do Mosaico Português somente depois das soleiras terem         sido colocadas?
Porque a Pedra Portuguesa tem que ficar no mesmo nível da soleira ou um pouco mais abaixo dela, além de que a pedra ao ser nivelada com o soquete encostará na soleira.  Se a pedra é colocada primeiro, depois ficará difícil colocar a soleira.

8.    Quais profissionais podem trabalhar concomitantemente com os calceteiros?
Nenhum, desde o inicio da instalação, a área deve estar completamente liberada, não devem trabalhar profissionais  no local como o pintor, instalador de pisos  pedreiro, eletricista ou jardineiro, este deve iniciar o seu trabalho somente depois de que a calçada tenha sido completamente concluída.

9.    Como deve estar o terreno para instalação do Mosaico?
Deixe o terreno livre desimpedido de entulhos, restos de tabuas, retire a betoneira, andaimes, etc . O terreno deve ser reparado, de tal maneira que a terra fique uns 8 cm abaixo da superfície que será deixada pelo mosaico após ser socado e nivelado.

10. Empresa de terraplenagem para preparar o terreno ?
Caso o terreno a ser preparado seja muito grande,  aconselhamos que contrate uma empresa de terraplenagem com Bob Cat, para remoção dos entulhos, e nivelamento grosso do terreno ou combine com o calceteiro para que este serviço seja efetuado.
Em este caso, além de removerem os entulhos, eles poderão lhe fornecer a terra necessária para deixar o terreno na altura mais apropriada possível, além de compactar a mesma no momento da operação. Isto poderá no fim lhe trazer uma economia em areia e cimento necessárias para deixar o terreno na altura certa.

11. Calçeteiro para preparar o terreno?
No caso de que opte pelo calceteiro para a preparação do terreno, vc precisará uma ou duas caçambas (dependendo do volume de entulho) e mesmo assim poderá precisar de terra para nivelar e deixar o terreno na altura apropriada.

12. Que precaução devo tomar no momento em que o terreno está sendo rebaixado e preparado pelo calceteiro?
A lei do mínimo esforço pode ter um papel muito importante. Grande parte dos calceteiros retiram terra somente de áreas próximas a soleiras de um lado e de outro da guia, ficando o meio da calçada sem que a terra seja removida. Assim quando a calçada é concluída fica com aspecto de LOMBO DE PEIXE como eles mesmo a denominam.

13. Como deve estar a alvenaria antes da instalação do Mosaico Português?
O ideal é que o pedreiro deixe todos os muros e muretas de relógios rebocados, o alicerce de muros e paredes, como as sapatas devem ser removido pelo menos 5 cm abaixo da superfície que receberá  a pedra, caso fique vão abaixo da soleira deve ser rebocada pelo instalador. Isto é importante para evitar quebra da soleira quando o carro ingresse à garagem.

14.Elétrica e Hidráulica da área.
 Pontos  de energia e conduítes para instalação da iluminação do jardim definidos e disponibilizados, para que imediatamente após que o terreno esteja pronto para começar a instalação, os conduítes sejam devidamente acoplados entre si enterrados e com os extremos das pontas vedados e estaqueados com a boca para cima no local definitivo.
Depois de que o terreno foi preparado, verifique de que os canos de PVC não tenham sido danificados e também de que a boca dos canos que foram instalados de maneira vertical para efetuar a inspeção estejam pelo menos a 0,20 acima da superfície que receberá a pedrinha, verifique que o sistema de escoamento de água está funcionando livremente e coloque caps de PVC na boca dos canos para evitar a entrada de pedras ou massa pela boca do cano.

15. Como comparar a qualidade dos serviços do instalador?
Para comparar a qualidade dos serviços verifique que que as pedras estejam próximas entre si, que as linhas que são formadas entre duas cores seja retilínea, que a superfície não apresente grandes ondulações ou que a calçada, rampa ou outras áreas permitam o escoamento de água. 


16. Profundidade dos canos de PVC dos ralos
Verifique que os canos de água nos locais onde serão instalados ralos, estejam suficientemente aprofundados para que possa ser instalada a base do ralo.

16. Como me precaver em relação aos recursos a serem pagos pela MO para não tomar prejuízos?
Para uma calçada mais ou menos padrão de mais ou menos 70 m² combine e disponibilize um valor aproximado a 20%, no dia do inicio, mais 30 % quando concluídos 50% da instalação das pedras (lembre-se de que 50% de pedras espetadas não  corresponde a 50% do serviço total. .                                                                                                                                                                         17Ralos muito superficiais.
Verifique que o encanador não deixe os ralos muito superficiais, Não esqueça de que a inclinação do terreno tem que ser no sentido do ralo e de que precisa de no mínimo  6 a 7 cm para ser ocupado pela pedra e se este estiver muito superficial  e você acrescenta 6 cm de altura a grelha pode ficar muito alta em relação a outros pisos ou o outro extremo pode ficar muito alto para poder dar a inclinação suficiente para que a água possa  descer até o ralo.                                                                                                                                                                                                                             
18. Como devo lidar com as tampas de concreto das empresas de água, telefonia, internet e outras que estragam a estética das calçadas?
Sempre que possível retire estas da rampa por ou da calçada de entrada principal da casa. Caso não seja possível mais, consulte-nos alternativas.

19. Como deve estar a guia ou meio fio?
Todas as guias niveladas, reconstituídas e rebaixadas nos locais de ingresso de veículos.

19. Como deve estar a sarjeta?
Usando uma linha de pedreiro verifique que não tenha sido afundada pela circulação de caminhões. Regularize caso o defeito.

20. Instalação elétrica para iluminação do local
Defina, marque com tempo os pontos de luz disponibilize os materiais.

21. Como escolher as pedras pela qualidade?
Adquira as pedras coloridas de um fornecedor idôneo, a pedra branca consulte ao mesmo fornecedor como está a qualidade da pedra, dado o fato de que esta vem normalmente de Curitiba

22. O que são pedras porosas?
São pedras retiradas de algumas camadas da jazida, elas tem um aspecto similar ao da pedra pomes. Esta característica física permite um exesso de absorção e retenção de água, o que faz que nestas pedras se desenvolvam alguns tipos de bacterias que deixam as pedras com aspecto escuro. A porcentagem de pedras porosas no lote é um dos items que diferemciam as pedras pelo seu preço.

23. As pedras amarelas e vermelhas  normalmente devem ser vitrificada,
Quando retiradas de algumas camadas da jazida que deveriam ter sido descartadas, a pedra tem um aspecto a pedra pomes que é de natureza porosa. Ela retém a umidade e fica com aspecto escuro.

24. Qual a quantidade de pedras que usarei?
1 m³ de pedra, quando de boa qualidade tem um rendimento aproximado de 15 m².
 Ajudaremos você a calcular as quantidades quando nos enviar o seu lay out.

25. Quanto de cimento e areia?
1 saco de cimento para  3,5 m² e  1 m³ de areia para  +/-10 m² de calçada. Valores estimativos.
26. Qual tipo de areia?
Grossa lavada.Ela é melhor principalmente para limpar o rejunte.
Compactar o solo?
Sempre interessante, principalmente em áreas onde foram instalados a os canos de desague e esgoto ou ao longo de muros onde ouve remoção de terra
Como acompanhar e exigir a instalação das faixas?
Aguarde
Como acompanhar o nivelamento da superfície no dia em que foi instalada parte da pedra?
Após o socamento deve passar a régua para nivelar
Formação de poças de água?
São o resultado da falta de cuidado na hora de definir a inclinação e do mal nivelamento da superfície na hora de socar as pedras. Falta de habilidade e de capricho. 
Posso corrigir defeitos deixados?
Muitos sim, outros não
Pedreiro ou mestre de obra sabem instalar Mosaico Português?
A formação de um bom calçeteiro leva vários (oito ou mais anos) anos, a maioria deles iniciou esta arte desde pequenos, ajudando o pai ou o avó e mesmo assim a maioria deles não realiza o bom trabalho que o mercado exige hoje. Um dos melhores profissionais que conhecemos trabalhou 10 anos como ajudante.
Conclusão: Pedreiros NÃO sabem trabalhar com Mosaico Português. De todas as calçadas que vimos instaladas por pedreiros não recomendaríamos nenhuma delas para a sua casa.
  
E a boca de lobo que fica em frente da minha casa? 
Verifique a presença delas antes de iniciar o calçamento, antes da guia rebaixada para entrada do carro ou no local de desembarque de passageiros para ingresso da residencia são um problema serio. Deve ser estudada uma solução.

Estas e outras matérias ainda estão sendo editadas.                                                                                                                                                                       
Acompanhe os exemplos abaixo.
Estes e outros estão sendo preparados para que você tome as precauções e não tenha desgostos.   
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
Tampas de telefonia, energia e outras quando não são tratadas com a devida atenção acabam apresentando um resultado como este logo em frente da casa. 

Aqui alem de ter mantido as tampas originais, não foram niveladas para acompanhar a calçada. Observe também a falta de cuidado em manter as faixas pretas retilíneas.




Observe o nosso trabalho. A tampa foi refeita, nivelada com a calçada que acabamos de instalar e pronta para receber  a calçada do vizinho.
Detalhe: observe o nosso cuidado com a faixa vermelha e com os tubos de desague no pé do poste de luz.





Nesta obra ainda em andamento 02 técnicas diferentes para resolver a estética das tampas (uma já está pronta, percebe ela? - a outra ainda não está pronta)  , Novamente tivemos que desviar o cano de desague para fora do meio da rampa. Isto porque no projeto de hidráulica não foi previsto que este fato deixaria um ponto que além de frágil com uma estética nada aconselhável. Os canos ainda passarão por corte e acabamento e a tampa inacabada receberá a pedra.

                                                                                                                                                                         

5 comentários:

  1. Já tenho uma calcada de cimento pronta e rebaixasa (10 cm). Posso instalar a pedra portuguesa sobre ela?

    ResponderExcluir
  2. As pedras portuguesas podem ser escorregadias quando estão molhadas?

    ResponderExcluir
  3. Ola, parabens pelo conteúdo!
    Gostaria de saber qual a inclinação mínima necessária para o bom escoamento da águas pluviais em calçamentos com pedra portuguesa?

    ResponderExcluir
  4. com que materiais vocês sugerem fazermos o tratamento de trincas em pedras portuguesas polidas?

    ResponderExcluir
  5. Preciso de um profissional para aplicar pedra portuguesa no meu passeio 31 986581849

    ResponderExcluir